sábado, 7 de julho de 2007

ESTADO DE MINAS - pg 27 - 18-03-1998 APARECIDA LIRA


Secretaria de Assuntos Municipais faz auditoria para investigar aplicação do dinheiro público


A Secretaria de Estado de Assuntos Municipais vai enviar um auditor a Montes Claros para verificar como foram aplicados os RS 108.130,00 repassados pela pasta à Funorte, as Faculdades Unidas do Norte de Minas, entre junho a novembro do ano passado. A Seam assinou quatro convênios com a Funorte, por indicação de trés deputados: Dimas Rodrigues (PPB). Péricles Ferreira (PSDB) e Gil Pereira (PPB). Dos quatro convênios, a Funorte apresentou a prestação conta de três, todas elas recusadas pelos auditores da Seam. O motivo mais grave da recusa foi que ao invés do original, os diretores da Funorte mostraram apenas cópias nc xerox das notas fiscais de serviços e da compra de materiais e equipamentos, o que não é permitido pela lei, explicou o secretário Carlos Mosconi, titular da pasta de Assuntos Municipais. Cópias de notas podem ser usadas para prestar contas a mais de um órgão ou simplesmente sofrer adulterações. Os auditores vão a Montes Claros verificar se a verba repassada via Seam foi mesmo aplicada segundo os objetivos dofinidos nos canvênios. 0 primeiro deles foi assinado no dia 24 de junho de 1997, no valor de 53.130 00, por indicação do deputado Dimas Rodrigues. O dinheiro foi liberado para a reforma e ampliação da bibliote­ca da Funorte, para aquisição de equi­pamentos e a realização dos Jogos Inte­r-escolares de Montes Claros, que não fo­ram divulgados na cidade. Outro convê­nio data de 25 de junho. São R$ 5 mil para a pintura da quadra poliesportiva, indicados por Péricles Ferreira. Os outros dois foram indicações do deputado Gil Pereira, cada um delos no valor do R$ 25 mil. O primeiro, do dia 8 de agosto, para a iluminação da sede, da quadra poliesportiva e construção de uma piscina infantil no clube da Fu­norte. O último, do dia 4 de novembro, para a perfuração de um poço artesia­no e instalação de caixa d'água para o sistema de irrigação do mesmo clube, que já possuía poço tubular e caixa d'­água. Desde o início, a Seam criou obstácu­los para a construção de uma pisicna in­fantil em uma f'aculdade, mas acabou vencida pela insistência do proprietário, Ruy Adriano Rorges Muniz, e dos depu­tados. Muniz teve muito trabalho para adaptar sua papelada às exigências da Seam e garantir assim a legalidade dos convênios.



Receita investiga Muniz

VERA HOTZ - SUCURSAL MATA

A Delegacia da Receita Federal de Julga­mento, com sede em Juiz de Fora, deverá julgar dentro de 30 ou 40 dias, o processo que envolve a Sociodade Educacional Ir­mãos Muniz e seu propriotário, o professor Ruy Adriano Borges Muniz, acusado de re­ceber verbas públicas e cujo investimento está sendo alvo de denúncias de desvios.
0 processo está sendo analisado em Juiz de Fora, porque a delegacia da Receita Federal atende também às cidades de Governador Valadares, Varginha e Montes Claros. Segundo o delegado substituto Geradlo Bernadino, o processo está nas mãos de um funcionário para receber o parcer final.
Tão logo o parecor seja emitido, o de­legado titular Francisco Gazolla, fará o julgamento. Ele destacou que a Socieda­de Educacional e Ruy Adriano Borges já foram multados mas não soube precisar o valor e nem o motivo, já que o proces­so está nas mãos do técnico que irá emi­tir o parecer. A expectativa é que o juga­mento deva acontecer num prazo de 30 a 40 dias.

Nenhum comentário: